segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Sucesso!


O Capital de Kalr Marx volta a brilhar na Alemanha


A atual crise financeira global está gerando na Alemanha um grande aumento das vendas do livro "O Capital", escrito pelo filósofo Karl Marx (1888-1883, em 1867, para analisar o modo de produção capitalista. "Marx está novamente na moda", disse Joern Schuetrumpf, responsável pela editora berlinense Karl-Dietz, que publica a obras de Marx e Friedrich Engels em alemão.As vendas do primeiro volume da obra, explicou Schuetrumpf, triplicaram desde 2005, saltando de 500 para 1.500 cópias.
Para dezembro deste ano, a editora espera um aumento ainda maior da demanda, testemunhando o fato de que na Alemanha a teoria do filósofo - segundo o qual o capitalismo em excesso acabe por se autodestruir - está mais atual do que nunca.
O próprio governo alemão pode ter contribuído para o boom de Marx nas livrarias, já que no final do último mês de setembro o ministro das finanças alemão, Peer Steinbrueck, declarou ao jornal Der Spiegel que "após tudo, algumas partes da teoria marxista não estavam tão erradas".

2 comentários:

Laurene disse...

Oi, Júlio! Vc já foi ao blog do Caetano? Outro dia vi seu nome lá nos comentários, confira: www.obraemprogresso.com.br

Abraços do Lúcio Jr.

Laurene disse...

Taí, pravc:



Caetano: vi aquele programa CQC e fiquei ingenuamente esperando vc apare-CÊ. Curioso, aqueles meninos frequentam o blog, senão eles não saberiam q vc estava em Roma. Me ajude a dar um toque neles, Caetas: o pioneiro do tipo de programa que eles fazem foi o Abertura do Glauber q teve até entrevista com vc na porta de uma discoteca, não foi, bicho? Isso está até num livro de uma tal Regina Dutra sobre o Abertura e foi falado acho q na Bravo.
E o glauberiano Gilberto poderia deixar de ter raiva de vc: no fundo acho q ele tem raiva de si mesmo. Um poeta chamado Julio Emilio Tentaterra há alguns anos me emprestou um livro dele chamado De Olho na Fresta, cheio de elogios a vcs, totalmente tropicalista. Caetas, fale para o Giba soltar a franga e reeditar a fresta!