sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Turismo

Minas Turismo Gerais
Sérgio Moreira

Na foto em anexo: O presidente da Prominas Marcos Alvim, o presidenteda ABRAJET, Paulo Queiroga, o colunista e diretor da BELOTUR, ArthurVianna e o jornalista Chico Maia.

Festival de Folclore Jequitibá 2009 é palco da cultura popular de Minas- De 11 a 13 setembro, a cidade de Jequitibá, localizada a 30 km de Sete Lagoas e a 110 km de Belo Horizonte, transforma-se em um dos maiores palcos culturais do Estado ao reunir diversos grupos folclóricos para celebrar a diversidade brasileira, preservada no canto e nas danças das nossas raízes. Serão três dias de atrações musicais, apresentações artísticas, oficinas, espaço de convivência, que prometem atrair, diariamente, cerca de 3 mil pessoas, segundo a organização do evento. Jequitibá possui uma das maiores diversidades culturais do país. São mais de 15 grupos folclóricos que preservam inúmeras manifestações populares. Isso fez com que a cidade recebesse o título de "Capital Mineira do Folclore", pois também se destaca por preservar o batuque de viola, único no Brasil. "A riqueza cultural de Jequitibá praticamente permanece inalterada, devido ao isolamento da cidade em relação à Belo Horizonte e as áreas metropolitanas. Esse fato fez com que a cultural local e os folguedos se mantivessem como eram e sem sofrer alterações, como aconteceu em outras regiões do estado diante do processo de aculturação e influências", afirma o presidente da Comissão Mineira do Folclore, o jornalista Carlos Felipe.Além de representantes da cultura local, como Zé da Ernestina (atual Rei Congo do Estado de Minas Gerais) e o mestre violeiro Nelson Jacó, a 20 edição do Festival de Folclore de Jequitibá conta ainda com as presenças Paulinho Pedra Azul, Tambores de Matição e Tadeu Franco. A programação completa está disponível no site http://www.folclorejequitiba.com/ .(31) 3717-6222 ou pelo site http://www.folclorejequitiba.com/
1ºSALÃO DO TURISMO ABAV-MG- Mais um evento imperdível para o mercado de turismo de Minas Gerais. No próximo dia 4 de setembro, a ABAV-MG vai promover o 1º Salão do Turismo, no hotel Mercure, em Lourdes. O objetivo da maior mostra de produtos turísticos já realizada na capital mineira, é disponibilizar para as agências, operadoras, rede hoteleira, companhias aéreas, locadoras e demais segmentos do turismo, a possibilidade de oferecer seus produtos para um público extremamente especializado. A programação terá início às 11hs, com apresentação de palestras direcionadas para os agentes de viagens. Às 13hs acontecerá a abertura da exposição de turismo. "Mais de 70 expositores e oito empresas de receptivo, que vão trabalhar o conceito do projeto "Minas para os Mineiros", uma parceria da ABAV-MG com a Setur", afirma o anfitrião do evento, o presidente da ABAV-MG, José Maurício de Miranda Gomes. Cerca de 700 pessoas estão sendo esperadas. Após 19h, haverá um evento de confraternização. Já estão confirmadas as presenças de delegacias da ABAV-MG no interior do estado, que vão fretar ônibus e trazer os agentes para o evento, são elas: delegacias regionais no Vale do Aço, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri, além das delegacias do Norte, Zona da Mata, Sul e Triângulo Mineiro.
OceanAir- A companhia aérea colombiana Avianca assumirá oficialmente a partir do dia 1 de setembro o controle da brasileira OceanAir, dentro de um plano de unificação das companhias aéreas que pertencem ao grupo Sinergy, informou o presidente da organização, Germán Efromovich. O empresário afirmou que tudo está preparado para que Avianca assuma o controle de OceanAir, que tem um faturamento anual próximo dos US$200 milhões tem 3% do mercado brasileiro."A gestão e a administração diária de OceanAir está praticamente sendo executada pela Avianca. Há um bom tempo temos a equipe ali", disse o diretor após inaugurar uma nova sede da companhia aérea colombiana em Bogotá.
MONTE VERDE MELHOR DESTINO DE ROMANCE DO BRASIL- A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) comemora a vitória de Monte Verde, no Sul do Estado, como destino campeão do Concurso Cidades Românticas 2009, com 24,5% dos votos dos internautas, na votação promovida pelo site VIAJEAQUI e Revista Quatro Rodas, da Editora Abril. O resultado foi divulgado esta semana. O distrito, pertencente ao município de Camanducaia, também detém, desde 2008, o título de melhor destino de inverno do Brasil. De acordo com o site VIAJEAQUI, com pousadas charmosas, belas montanhas e um friozinho delicioso, Monte Verde foi escolhido o melhor lugar do Brasil para namorar entre 19 destinos pré-selecionados pelas equipes do site e da Revista Quatro Rodas. Em segundo lugar ficou Gramado (RS), com 15,5% dos votos e, em terceiro, Campos do Jordão (SP), com 14,5% dos votos. Pequena localidade, muitos atrativos Monte Verde, situada na Serra da Mantiqueira, possui um ar europeu que se mistura à hospitalidade típica do povo mineiro. A vila mantém costumes trazidos pelos primeiros moradores e possui influência alemã, suíça e italiana. Basta entrar em alguma das casas de chá ou em um dos pontos de venda de queijos e vinhos, para perceber a mineiridade em sintonia com a arquitetura européia. No inverno, os termômetros registram, facilmente, temperaturas negativas. Uma ótima oportunidade para os casais se aconchegarem em um dos 174 hotéis e pousadas que possuem lareiras, hidromassagens e paisagens serranas, para serem apreciadas regadas a um bom vinho e fondue. O destino ainda oferece 87 restaurantes com gastronomia farta e diversificada e 203 lojas voltadas para o turista. A maioria dos estabelecimentos fica na charmosa Avenida Monte Verde. O destino tem também muitos atrativos de natureza. As altas montanhas da Serra da Mantiqueira convidam os visitantes para uma escalada. Mas se você gosta de andar e curtir belíssimas paisagens, um passeio imperdível são as caminhadas nas trilhas até o topo da Serra. Lá de cima, é possível ver toda Monte Verde, Campos do Jordão e outras cidades do Vale do Paraíba. Para os mais radicais, a dica é curtir passeios de quadriciclo, mountain bike, off-road e jipe. Quem quiser pode praticar ainda arvorismo e patinação no gelo

Informações sergmoreira@ig.com.br

Nenhum comentário: