quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Confira!

Revista do Observatório recebe artigos para publicação

Está aberto o prazo para envio de artigos para a 3ª edição da Revista do Observatório do Milênio de Belo Horizonte. Os artigos deverão ser enviados unicamente por e-mail para o endereço revista.observatorio@pbh.gov.br, até as 23h do dia 16 de novembro.
A revista, de periodicidade semestral, reúne artigos multidisciplinares referentes a estudos e análises de natureza sócio-econômica, ambiental e urbana. Sua publicação tem como propósito proporcionar um espaço permanente de reflexão sobre os processos de urbanização e suas consequências e também colaborar na construção de uma cidade comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
O tema da terceira edição é Governança Metropolitana. Cada vez mais tem crescido no Brasil a proliferação de novas formas de gestão compartilhada, envolvendo governos locais e estaduais. A governança regional e metropolitana ganha centralidade na mobilização de grupos sociais, de instituições, de atores públicos e privados.
O objetivo da publicação é propiciar um espaço de reflexão sobre temas como: mecanismos de participação social frente à questão metropolitana; desafios para constituição de uma cidadania metropolitana; o paradigma da cidade-região e cidade-metropolitana; instrumentos de fortalecimento da federação trina e os impactos do pacto federativo; o papel do legislativo na questão metropolitana; a governança metropolitana colaborativa e a equidade social; as diferentes abordagens sobre gestão metropolitana; a articulação metropolitana e o Pacto do Milênio; desafios para integração metropolitana e experiências de novos arranjos intermunicipais.
Normas para apresentação de artigos
O artigo deverá apresentar uma página de rosto, contendo o título, a identificação dos autores (nome, formação/titulação, cargo/função, instituição, e-mail), o resumo do artigo (mínimo de 400 e máximo de 500 caracteres com espaço) e uma relação de três a cinco palavras-chave.
O corpo do texto, sem considerar a página de rosto, deverá conter no mínimo 12 e no máximo 15 laudas, incluindo gráficos, figuras, mapas, quadros, tabelas, referências bibliográficas e notas. Formatação: página tamanho A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento duplo; margens superior e esquerda de 2,0 cm, inferior e direita de 1,5 cm;
Imagens inseridas no texto (gráficos, figuras e mapas) também deverão ser enviadas separadamente, em arquivos numerados de acordo com o texto e com resolução mínima de 300 dpi. Tabelas e quadros inseridos no texto deverão ser enviados separadamente em formato xls do software Microsoft Excel;
As notas deverão ser numeradas de acordo com a ordem em que aparecem no texto e inseridas ao final do artigo. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas no corpo do texto (indicação do sobrenome e ano da publicação) e ao final (por ordem alfabética, completas e observadas as normas da ABNT).
Informações para a imprensa pelo telefone 3277-1050.

Nenhum comentário: