quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Turismo mineiro


Minas Turismo Gerais
Sérgio Moreira sergmoreira@ig.com.br


ASFALTAMENTO ENTRE SERRO, MILHO VERDE E DIAMANTINA - Com investimentos de cerca de R$ 61 milhões, a obra de asfaltamento do trecho de cerca de 60 km entre Serro, Milho Verde e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, terá início neste mês, com previsão de entrega para março de 2011. O anúncio do asfaltamento foi feito pelo vice-governador Antonio Anastasia . A obra, viabilizada por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur/ NE II), contempla ainda a revitalização de três pontes no Côrrego da Prata, Ribeirão do Inferno e Rio Jequitinhonha.
Turismo na região
Ainda na estrada que será pavimentada, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em convênio com a Prefeitura de Diamantina, está construindo a Vila Real do Vau, um projeto piloto que consiste em um posto especial de informação turística que terá a participação da comunidade local como divulgadora dos atrativos, hábitos e costumes da região. Na opinião de Geraldo Macedo da Silva, prefeito de Diamantina, os benefícios para a cidade são imediatos. “Sem dúvida a obra colabora para que Diamantina se torne uma cidade indutora do turismo nacional e internacional. Por meio do acesso, há a integração com a comunidade e a qualidade do produto turístico é melhorada.Bueno do Prado, presidente do Circuito Turístico dos Diamantes, acredita que os vilarejos próximos às cidades beneficiadas pela pavimentação também serão motivados pelo crescimento do turismo regional. “A facilidade do acesso permite a geração de emprego não só para o turismo, como também para o artesanato e para a agropecuária de todas as localidades próximas à Diamantina, Milho Verde e Serro.
Aquário em BH
O Aquário da Bacia do Rio São Francisco, que será inaugurado no Zoológico de Belo Horizonte com o rótulo de maior empreendimento do gênero de água doce do Brasil com vinte e quatro tanques com diversas espécies de peixes que habitam o Velho Chico vão ocupar dois andares de um prédio erguido no Jardim Zoológico.O futuro cartão-postal da cidade, orçado em R$ 5 milhões, começou a sair do papel no segundo semestre de 2006. Três anos depois, ele está praticamente pronto: faltam apenas algumas intervenções, como a instalação de placas com informações sobre as diferentes espécies da fauna do rio que serpenteia o sertão de Minas e de estados do Nordeste. Numa das paredes, uma grande imagem do Benjamin Guimarães, o único vapor em atividade na América do Sul. A intenção da Fundação Zoobotânica, responsável pela nova atração turística, é criar um ambiente parecido com o do Velho Chico.
Pesquisas
O novo ponto turístico não será apenas um atrativo para crianças e adultos se encantarem com a fauna do São Francisco. O aquário também foi planejado com o objetivo de ampliar a consciência ecológica da população sobre a necessidade de preservar a água no Brasil. O cartão-postal ainda será usado para o desenvolvimento de pesquisas sobre biologia, criação e manutenção de peixes em cativeiro. Por isso, o local contará com auditório, biblioteca e espaços para exposição, além, é claro, das tradicionais lojinhas de suvenir e de lanchonete.
Minas terá novos voos para o Sudeste e Nordeste
A partir do dia 20 de dezembro deste ano, Minas Gerais terá ligação direta com Maceió. O anúncio foi feito pelo diretor de Marketing da Trip Linhas Aéreas, Evaristo Mascarenhas de Paula, à secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, em reunião realizada no gabinete da Setur. Os voos serão diários, com partidas do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. A empresa anunciou que, também em dezembro, será lançada a nova rota que liga Vitória a Belo Horizonte, com voos diretos e diários

Nenhum comentário: