sexta-feira, 12 de março de 2010

Turismo


Minas Turismo Gerais
Sérgio Moreira

sergmoreira@ig.com.br

MINAS TUR -Aconteceu em Belo Horizonte no dia 11 de março a 5ª edição do Minas Tur – Feira de Eventos Turísticos, no Minascentro. A feira teve como objetivo gerar negócios, movimentar o trade turístico e colocar Minas Gerais e a capital, Belo Horizonte, em posições privilegiadas nas prateleiras das principais operadoras de turismo do Brasil e do mundo. Para apresentar as riquezas de Minas Gerais aos agentes de viagem - público-alvo do evento – a Secretaria de Turismo de MG teve um estande com os principais atrativos turísticos do Estado. No local, houve degustação de iguarias da culinária mineira, como o pão de queijo e o doce de leite. Os visitantes foram recepcionados por personagens típicos da história de Minas Gerais, Dona Beja, Xica da Silva e Tropeiro. Durante o evento, aconteceu também o 3º Festival do Pão de Queijo, que tem o objetivo de divulgar um ícone da rica gastronomia mineira, além de confirmar Belo Horizonte como a “capital do pão de queijo”. Operadoras, rede hoteleira, companhias aéreas, agentes de viagem e o trade turístico nacional desembarcam em Minas para fazer negócio e conhecer o potencial turístico do Estado.

Lançamento – Durante o evento houve o lançamento do guia turístico “Minas Turismo de Negócios e Eventos”. A iniciativa é resultado de projeto apresentado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, – ABIH – no Edital de Fundos, elaborado pelo Governo de Minas, por meio das Secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e Sistema FIEMG. O Edital de Fundos apoia e subsidia projetos relacionados visando o fortalecimento do turismo de negócios e eventos de Belo Horizonte. Este é o primeiro produto a ser lançado após a abertura do primeiro edital, realizada em dezembro de 2009.O guia é direcionado aos profissionais do turismo e formadores de opinião. Nele, o leitor encontra opções com locais preparados para a realização de eventos de negócios ou lazer e também um calendário com os principais eventos que geram impactos positivos para Belo Horizonte.

Modernidade nas agencias de viagens- Programa Benchmarking em Turismo, executado pela ABAV Nacional em parceria com o SEBRAE e Ministério do Turismo, que tem como foco o aumento da competitividade de micro e pequenas agências de viagens. e operadores de turismo receptivo e do setor de hospedagem são o foco do Programa Benchmarking em Turismo, executado pela ABAV Nacional em parceria com o SEBRAE e Ministério do Turismo, que prevê a busca da excelência nos serviços turísticos nacionais através de viagens técnicas a outros destinos de referência.
Quem atua na ponta da cadeia produtiva são as micro e pequenas empresas, que representam cerca de 95% do setor turístico, ressalta o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do SEBRAE Nacional, Ricardo Guedes.

Vivências Brasil- As experiências e conhecimentos adquiridos pelos empresários nas viagens técnicas contribuem, de forma substancial, para a melhoria nos processos de inovação e tecnologia, no acesso a mercados e na gestão dos empreendimentos. O programa se divide em duas versões: uma nacional e outra internacional. No Vivências Brasil - Aprendendo com o Turismo Nacional -, o objetivo é proporcionar aos destinos e empresários brasileiros o incremento na qualidade da oferta e a melhoria nas práticas da operação, através da realização de viagens técnicas nacionais para a observação da operação e das estratégias de desenvolvimento de produtos turísticos nacionais já consolidados.

Primeira fase- Durante a primeira fase, é feito o planejamento do projeto e processo de seleção dos empresários; na segunda fase é feita a preparação técnica e na terceira fase, a viagem é realizada. Na quarta e última fase, há a consolidação do aprendizado onde começa a multiplicação do que foi aprendido e a aplicação do conhecimento adquirido durante o programa”, enfatiza Ricardo Guedes. Para isto, estão previstos 240 eventos de multiplicação. com até 7.200 participantes beneficiados.

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