quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Turismo!


Minas Turismo Gerais
Sérgio Moreira sergmoreira@ig.com.br

Feira das Américas – De 20 a 22 de outubro, acontece no Riocentro o maior evento das Américas sobre o turismo.Uma vez por ano, os profissionais de turismo se reúnem na cidade cartão postal do Brasil para trocar informações, conhecer novos produtos e ter contato com as principais tendências do expansivo mercado do turismo. Estarão participando 800 Expositores, previsao de 24.000 visitantes de 40 Países em uma área no Riocentro de 35 mil m² de área na região do Rio de Janeiro.
50 anos- A Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV promove há 50 anos ações que contribuem com o desenvolvimento do turismo brasileiro, tornando-se a associação mais representativa do setor. Dentre suas atividades está a realização da Feira das Américas. A primeira edição da Feira das Américas aconteceu em 1974, no Guarujá – SP. Após um período de realização itinerante fixou-se na cidade do Rio de Janeiro a partir de 2004. Com um crescimento contínuo durante esses mais de 30 anos, o evento tornou-se o maior e mais importante do continente, reunindo os principais nomes, marcas e negócios do segmento turístico.Seguindo uma tendência mundial, em 2009 a ABAV fez uma parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado para operacionalizar a realização do evento e potencializar ainda mais seu crescimento.
Nova classificação dos hotéis- Foi discutida e feita a última redação do Regulamento de Avaliação de Conformidade para Classificação dos Meios de Hospedagem pelo Ministério do Turismo.
O documento, que entra em vigor em outubro, regula o procedimento para a nova classificação. Em resumo, o meio de hospedagem, já cadastrado no Cadastur, acessa o sistema pela internet, escolhe sua tipologia e categoria e solicita uma avaliação do Mtur, a ser realizada por técnicos treinados do Inmetro.
Os tipos são: hotel, flat, resort, pousada, hotel fazenda, hotel histórico e cama&café. As categorias, de 1 a 5 estrelas, conforme a tipologia. Após a avaliação, estando tudo dentro da conformidade do padrão escolhido, o meio de hospedagem recebe o certificado e pode colocar a placa com suas estrelas na fachada. O processo deve levar, em média, 60 dias e deve custar de 3 a 5 salários mínimos por um período de 3 anos, quando deve refazer o processo.

Nenhum comentário: