quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Saúde!!!


Novos 30 quilômetros de ciclovias para a Capital

A Prefeitura de Belo Horizonte comemora a Semana Nacional do Trânsito investindo na mobilidade urbana sustentável com ações que visam desestimular o uso do carro e incentivar os meios de transporte coletivo e não motorizados, como a bicicleta. A BHTrans publica nesta quinta-feira, dia 23, o edital de licitação que prevê a contratação de uma empresa para elaborar o projeto de 30 quilômetros de ciclovias em Belo Horizonte.
Ainda neste mês serão entregues as propostas da licitação para a contratação da empresa que irá executar 16,6 quilômetros de ciclovias, abrangendo as regiões Leste, Nordeste, Estação Barreiro, Norte, Savassi e a avenida Américo Vespúcio, entre as avenidas Antônio Carlos e Carlos Luz. Tudo isso faz parte do programa Pedala BH, de incentivo ao uso da bicicleta, da Prefeitura de Belo Horizonte e coordenado pela BHTrans.
Cidade sem carro
Ontem, no dia mundial “Na Cidade sem meu Carro”, entre 18h e 19h, durante a concentração de ciclistas na Praça da Liberdade, organizada pelo grupo Mountain Bike BH, a BHTrans os orientou sobre como usar a bicicleta de forma segura no trânsito de Belo Horizonte, distribuindo material educativo, como folhetos com dicas importantes para a segurança dos ciclistas que circulam no tráfego misto. Também foram distribuídos bandeirolas e adesivos refletivos para melhorar a visibilidade das bicicletas.
Pedala BH
O programa Pedala BH pretende trazer muitos benefícios para a cidade e para os cidadãos e tem como objetivo promover ou resgatar o uso da bicicleta na capital, criando facilidades para quem optar por esse meio de transporte. Para isso, o programa propõe ações que abrangem desde a definição e implantação de ciclovias e estacionamentos até campanhas de educação e de segurança no trânsito.
Apesar do imenso potencial apresentado por Belo Horizonte para o uso mais intensivo da bicicleta como veículo complementar, integrada ao sistema de transporte coletivo, o número de pessoas que fazem uso da bicicleta na capital ainda é baixo. Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação João Pinheiro, a porcentagem de viagens de bicicleta como transporte na capital mineira está na casa dos 0,6%, um número inferior à média nacional de 2,8%, e à média das cidades com mais de um milhão de habitantes, 0,9%.
O uso da bicicleta é uma prática cada vez mais valorizada e incentivada em grandes cidades de todo o mundo que buscam novas alternativas para a questão do transporte. A BHTrans espera que, cada vez mais, as pessoas se tornem adeptas da bicicleta como meio de transporte alternativo. Desta forma, todos serão beneficiados: a cidade, que ficará menos congestionada e com o ar mais limpo, e a população, que vai ganhar mais qualidade de vida

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