sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Atenção: bacana: atraente!!!


Programação para Outubro do

Espaço Cultural da Assembleia

Galeria de Arte – de segunda a sexta, das 9h às 18h – entrada gratuita!
4 a 8 - Mostra de Artesanato Armazém da Roça - O Armazém da Roça é um programa que viabiliza a comercialização, a preços acessíveis, de produtos caseiros, artesanais e de agricultura familiar do interior de Minas em Belo Horizonte. O convênio entre a Secretaria de Abastecimento e a Associação do Agroartesanato de Minas Gerais permite a venda in natura, sem o uso de produtos químicos, de produtos de agricultura familiar. Os artigos do Armazém são expostos em feiras, eventos e empresas públicas. A proposta visa incentivar a produção e contribui para garantir uma renda mínima aos pequenos produtores. Além do artesanato, estarão à venda doces e compotas, mel e derivados, biscoitos e derivados de cana.
Teatro
Zás - toda sexta-feira, ao meio-dia - Teatro
1 - Mágico Dennerson e Ana Cristina - O mágico Dennerson é também médico-veterinário, mestre em Medicina Veterinária e professor de Homeopatia. A mágica é um lado da sua vida profissional, e a Medicina Veterinária, o outro. Atualmente, participa do projeto Domingo é Magia, um show que ocorre regularmente todos os domingos de manhã, com a presença de 3 a 5 mágicos, que realizam 50 minutos de pura magia. O espetáculo é dirigido tanto para o público infantil quanto para o adulto. Quando criança, o belorizontino Dennerson estudava mágica por conta própria e fazia apresentações em escolas e festas infantis. No Zás, o mágico se apresenta com a cantora Ana Cristina, cantando ao vivo, em um cenário em que a magia e a música se fundem harmonicamente, criando um ambiente de fantasia e emoção. A cantora é licenciada em Educação Musical pela Faculdade de Música da Universidade Federal de Ouro Preto, professora de Iniciação Musical em escolas particulares de Itabirito, vocalista do grupo Avatara, com o qual realizou shows com o cantor Belchior. Gravou, ainda, o CD com o cantor Thelmo Lins e é membro efetivo da Fundação de Arte Madrigal Renascentista.
8 - Concerto em Ré – Espetáculo cênico-musical de palhaços - Begônia, Felim, Tadeu e Marmota encontram com seu público em um show inusitado. Entram no palco e tocam um repertório de canções inspiradas na lógica do palhaço, intercalado por cenas que demonstram a relação, por vezes conturbada e, por outras, afetiva, entre os integrantes de uma Big Band. Nessa montagem, o grupo Maria Cutia primou por se aprofundar ainda mais na linguagem do palhaço e no conceito denominado música-em-cena, dedicando-se à criação de letras e melodias autorais. Construídas com base na lógica do palhaço sobre o mundo a sua volta, os integrantes mergulharam intensa e conjuntamente em uma criação que utiliza a improvisação, a pesquisa e a aprendizagem de instrumentos musicais como principais possibilidades de interpretação. O espetáculo foi contemplado pelo projeto Teatro Terceira e teve a orientação do palhaço e diretor José Regino Oliveira, da Cia Celeiro das Antas (Brasília-DF).
15 - Grupo Sacode que Pode - O grupo de chorinho teve sua formação no palco da MPB, 2006, com músicos de vários gêneros de canções, tais como samba, seresta, mambo, músicas latinas, entre outros. O Sacode que Pode nasceu da simplicidade da música num espaço denominado “música ao pé da árvore”, onde ainda se apresenta aos domingos. As apresentações acontecem na região do Barreiro, em festas de aniversário, casamentos e eventos culturais. Desde que foi criado, o grupo conta com Jair, no violão de sete cordas; Sebastião, no bandolim; Paulo, no pandeiro; Paulinho Trindade, no violão de seis cordas; Expedito, no cavaco; Pedrinho, no violão de sete cordas; Severino, na bateira; Dilson, no acordeão; Hélio Reis Cavaquinho e a vocalista Neida.
22 - Danuza Menezes & Pandeiro Mineiro - O som de uma dezena de pandeiros ressoa nos diversos ritmos que formam e temperam a música brasileira. Com repertório variado e bem brasileiro, a banda faz releituras de clássicos de Jackson do Pandeiro, Martinho da Vila, Luiz Gonzaga e dá destaque especial à música contemporânea de Lenine, Cássia Eller, Chico César e dos talentos vindos das terras mineiras, como Maurício Tizumba, Alexandre Az, Vander Lee, entre outros. No ano de 2009, o grupo foi selecionado pelo Fórum da Música, dentro do projeto Música Minas, para representar o Estado em apresentações no Rio, em Florianópolis e em São Paulo. Foi também convidado para participar do projeto Sons & Tons, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte. Além das apresentações, o grupo também oferece oficinas de percussão, palestras, apresentações com outros artistas e um envolvimento cada vez mais intenso com os espectadores. Enfim, o Pandeiro Mineiro quer correr o mundo e levar sua arte por todos os cantos.
25 - segunda-feira - meio-dia - Menino Gabriel, com Wagner Trindade e Thiago Comédia (Especial Semana do Servidor) - O personagem Menino Gabriel foi criado por Wagner Trindade, 36 anos, ator, humorista e pianista, formado em Administração de Empresas e em Música, e é um dos grandes sucessos do programa Zorra Total, da Rede Globo. Wagner nasceu em Paracambi, uma pequena cidade no interior do Rio de Janeiro. Aos 13 anos, começou a ter aulas de piano e, em paralelo, a fazer o curso de teatro O Tablado. Já fez mais de 20 peças, várias campanhas publicitárias e participações em novelas e programas da Rede Globo de Televisão, entre os quais: Malhação, Linha Direta, A Turma do Didi, Zorra Total, Ciranda de Pedra, Beleza Pura, Faça sua História, Alma Gêmea, Sob Nova Direção, Estrelas e Domingão do Faustão. O ator-humorista acredita que a verdadeira arte do ator não está apenas em atuar, mas também em realizar, pois Wagner não só atua como também cria e compõe seus personagens, que já lhe renderam preciosas conquistas no teatro e na TV. Em 2004, com a parceria da amiga e atriz Dig Dutra, escreveu e produziu a peça Os Pândegos, além de ter nela atuado. Em 2008, conquistou o grande público através do quadro Quem chega lá?, no programa Domingão do Faustão, que escolheria o mais novo humorista do Brasil. Na ocasião, ele interpretou o Menino Gabriel. Há tempos não se via um personagem que resgatasse a inocência, a pureza e a verdade de uma criança, que, com seu carisma, conseguiu cativar o público de todas as idades. Por conta disso, Wagner foi contratado pela Rede Globo de Televisão para fazer o quadro Saco de Risadas, no Domingão do Faustão, até o final do ano de 2008. Atualmente, ganhou um quadro fixo no Zorra Total, chamado Vamos brincar de quê?, em que atua ao lado de Katiúscia Canoro, Samantha Schmutz e Marcos Veras.
26 - terça-feira, meio-dia - Deuses (Especial Semana do Servidor) - O espetáculo, dirigido e interpretado por Ederson Clayton, conta a história das várias versões sobre o surgimento do universo, tendo como único personagem o deus do Teatro, Dionísio, que narra passagens da história da humanidade a partir de seu ponto de vista. A peça fala dos homens, dos deuses, das civilizações antigas e de seus reflexos atuais através de questionamentos como “Deus criou o homem e a terra?”, “O universo surgiu do big bang?”, “Será que o homem é realmente mais evoluído do que o homem de milênios atrás?”. Essas e outras questões são feitas no desenrolar do espetáculo, que é centrado no trabalho de ator, sem aparatos cênicos, e inspirado em grandes artistas mundiais, como Denise Stoklos, Matteo Belli, Andy Kaufman, Charles Chaplin e Karl Valentin. A peça ficou em primeiro lugar na seleção artística para ocupação do Teatro da Assembleia.
Segunda Musical - toda segunda-feira, às 19 horas - Teatro
4 - Homenagem 200 Anos Schumann - Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini (piano a 4 mãos)
18 - Especial Dia das Crianças - Coral Infanto-juvenil Palácio das Artes - Regência: Lara Tanaka - João Victor Melo (piano) - Victória Paulino (piano)
25 - Alunos do curso de Música da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) & Prof. Tabajara Belo
Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira
28 - 18h30 - Sá & Guarabyra - Show especial em comemoração do Dia do Servidor Público - A dupla Sá & Guarabyra surgiu nos anos 60, quando Luiz Carlos Sá e Guttemberg Guarabyra se conheceram e iniciaram uma parceria que dura até os dias de hoje. Em 1970, a dupla tornou-se um trio com a entrada de Zé Rodrix, emplacando alguns sucessos como Hoje ainda é dia de rock, Mestre Jonas e Primeira canção da estrada. Com a saída de Rodrix, que seguiu carreira solo, Sá e Guarabyra emplacaram vários sucessos, como Espanhola, Sobradinho, Caçador de mim, Dona, Verdades e mentiras, Roque Santeiro e Estrela Natureza. Em 2010, a dupla comemora vinte e seis anos de carreira, com doze CDs de músicas inéditas e dezenas de compilações e relançamentos. Em 2001, o parceiro Zé Rodrix foi convidado para participar de uma apresentação no Rock In Rio III. A apresentação alcançou tanto sucesso que o trio gravou o CD e o DVD Outra Vez na Estrada. Após a perda de Zé Rodrix, a dupla volta à estrada com o show A Dois, um resumo dos maiores sucessos da dupla e do trio, com algumas músicas menos conhecidas e outras favoritas do público, selecionadas entre as quase duzentas composições gravadas por eles. Para Sá & Guarabyra, a continuidade do trabalho é a melhor homenagem que eles poderiam prestar ao amigo Zé Rodrix.
Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema
Rua Rodrigues Caldas, 30 - Santo Agostinho - 30190-921 - Belo Horizonte - MG - (31) 2108-7826

Nenhum comentário: