quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

BH em photos


Livro recupera imagens de
monumentos de Belo Horizonte


O livro "Monumentos de Belo Horizonte" resgata a memória cultural e artística da e resgata, também, informações acerca dos monumentos e esculturas espalhados pela cidade. Idealizado por Péricles Mattar e organizado pela historiadora Clotildes Avellar, o trabalho traz detalhes sobre os artistas, os motivos e a história das obras espalhadas pela capital.
O projeto, que contou com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, é uma forma de socializar as informações sobre as quase 200 obras localizadas nas ruas e praças de Belo Horizonte. Exemplares do livro serão distribuídos em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino. Péricles Mattar acredita que essa é uma forma de estimular os estudantes a conhecer mais sobre a memória urbana de sua cidade. "Os monumentos merecem uma atenção maior da população, pois todos têm uma história e contam um pouco sobre nossa história", afirma ele.
Foram dois anos de pesquisa, produção de imagens e textos. Para a produção do livro, a equipe consultou órgãos públicos, acervos de documentos e jornais, e percorreu todas as regiões da cidade durante 2007 e 2008, atualizando também informações que constavam na lista de monumentos catalogados até 1999, disponível na biblioteca da Belotur. "Enfrentamos algumas dificuldades, pois muitas peças continham pouca ou nenhuma informação, estavam depredadas ou mesmo desaparecidas", explica Mattar.
Sobre essas dificuldades, ele diz ter esperança de que o livro desperte a atenção do governo sobre a situação dos monumentos. "De maneira geral, eles andam um pouco abandonados, tanto pelo poder público quanto pela sociedade. Uma das idéias que motivaram o projeto é gerar alguma discussão no sentido de que sejam elaboradas políticas de preservação e divulgação da história dos monumentos", completa.

Nenhum comentário: