quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

FUNARTE MG

Novo Ponto de Cultura em BHZ


No dia 06 de dezembro, foi inaugurado em Belo Horizonte o Ponto de Cultura Centro de Educação e Cultura Flor do Cascalho, da Associação Cultural Eu Sou Angoleiro (Acesa – Mestre João). Fica na comunidade do Cascalho, no bairro Morro das Pedras, próximo ao Gutierrez. A história do único espaço cultural numa comunidade de mais de 20 mil moradores começou em 2001, quando Ricardo Manaus, treinel de capoeira da Acesa, começou a dar aulas no Cascalho. Devido ao trabalho sério desenvolvido por Manaus, a comunidade logo abraçou o projeto. Em 2004, surgiu a sede do Centro de Educação, onde são oferecidas aulas de capoeira angola, percussão, dança afro e alfabetização para alunos de 04 a 70 anos de idade.
Aprovado no edital de 2007 do Programa Cultura Viva, o Flor do Cascalho agora na condição de Ponto de Cultura amplia sua estrutura e desenvolve novos projetos para atender as demandas da comunidade. Graças aos equipamentos de informática e audiovisual adquiridos junto ao Ministério da Cultura oferece cursos de capacitação na área do audiovisual para 15 capoeiristas e, em 2009, dará início aos cursos de Alfabetização Digital.
Ainda para o ano que vêm, realizará o documentário "A paz no mundo camará, a capoeira angola e a volta que o mundo dá", com os alunos capacitados nos cursos do Ponto de Cultura Flor do Cascalho. Também pretende publicar duas edições da revista "Angoleiro é o que eu sou". Além disso, dará início aos cursos de produção alimentar e yoga. Por fim, vai aprimorar o site da associação
www.souangoleiro.com.br.
Mais informações: 31 9693-9426
Rua da Bahia, 570, sala 1200 CEP: 30160-010 - Centro - Belo Horizonte - Minas Gerais

Nenhum comentário: