quinta-feira, 4 de junho de 2009

Minas Turismo

Minas Turismo Gerais
Sérgio Moreira

Monumentos mineiros disputam
concurso das 7 maravilhas

Minas Gerais concorre com dois monumentos na votação para definir 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. A Igreja de São Francisco de Assis da Penitência, em Ouro Preto, e o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos (foto), em Congonhas, estão na lista de 27 bens em 16 países, sendo 6 deles do Brasil, que concorrem à disputa.
Para votar nos monumentos de Minas e de outros Estados brasileiros basta acessar o site
www.7maravilhas.pt. Cada internauta pode escolher sete monumentos dentre os 27 listados. Antes é preciso fazer um breve cadastro, citando e-mail e uma senha, para então receber via correio eletrônico um link de acesso ao voto. A votação vai até 7 de junho. O resultado será divulgado em evento no dia 10 de junho, em Portugal. Não poderão ser eleitos mais do que dois monumentos por país.
O concurso é realizado pela "New 7 Wonders Portugal", que organizou a declaração oficial das Novas 7 Maravilhas do Mundo e em paralelo a eleição das 7 Maravilhas de Portugal. Dando continuidade a esse conceito, está sendo promovida agora a disputa pelo título de 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.
Os monumentos concorrentes foram definidos de acordo com o valor histórico e patrimonial de origem e influência portuguesa no Mundo, sendo que alguns deles têm a chancela da UNESCO como patrimônio da humanidade e outros, poderão tê-la no futuro.
A secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, lembra que os dois monumentos do Estado que disputam o Concurso 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo são de grande valor histórico e cultural e, se eleitos, darão mais visibilidade para o turismo de Minas no exterior. "Este trabalho de Portugal é bastante oportuno, uma vez que a política de promoção e divulgação internacional de Minas tem foco no mercado português, em função do vôo direto da TAP, ligando Lisboa a Belo Horizonte, instalado em 2008", avalia.
O Brasil é país que teve maior número de monumentos apontados para participar da votação para escolha das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo
Igreja de São Francisco de Assis da Penitência
A Igreja de São Francisco de Assis da Penitência fica em
Ouro Preto, a primeira cidade brasileira declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1980. A igreja construída em estilo rococó constitui uma etapa posterior na evolução do barroco mineiro. A obra teve início em 1766, com projeto arquitetônico, risco da portada e elementos ornamentais como púlpitos, retábulo-mor, lavabo e teto da capela-mor da lavra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. As pinturas são de Manuel da Costa Ataíde, outro importante artista do barroco mineiro. Os dois artistas, sendo Aleijadinho nascido em Vila Rica, hoje Ouro Preto, e Mestre Ataíde em Vila do Carmo, hoje Mariana, são considerados os dois mais importantes nomes da arte colonial brasileira.
Santuário do Bom Jesus de Matozinhos
Célebre monumento histórico e artístico de Congonhas, o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade desde 1985. O monumento também foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Construído em várias etapas nos séculos XVIII e XIX, por vários mestres, artesãos e pintores, como Aleijadinho e
Manuel da Costa Ataíde, o monumento é uma das maiores realizações do barroco brasileiro.No adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Aleijadinho esculpiu em pedra-sabão as famosas imagens de 12 profetas em tamanho real que são visitadas anualmente por milhares de turistas do Brasil e de todo o mundo.

Contato:sergmoreira@ig.com.br


Nenhum comentário: