segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Malluh Praxedes

Um pouco mais sobre Mallhuh Praxedes

Malluh é mineira de Pará de Minas, publicitária, jornalista, artista plástica, produtora cultural e idealizadora de dezenas de projetos nessas áreas.
Foi uma das criadoras do BDMG Cultural: idealizou, coordenou e produziu o “Prêmio BDMG-Instrumental” de 2001 a 2009, único prêmio do gênero no Brasil;
idealizou, coordenou e produziu o "Jovem Instrumentista BDMG" para jovens com idade inferior a 25 anos, que recebem como prêmio uma bolsa de estudos com renomados músicos mineiros; coordenou o “Viva a Praça” - de 1996 a 2009 ; idealizou, coordenou e produziu os CDs: Minas Musical BDMG (2005) e Prêmio BDMG-Instrumental 2007.
Premiada na Argentina – recebeu o Prêmio Alfonsina Storni, através da Fundação Givré em Buenos Aires.
Como escritora participou do projeto “Sempre um Papo Minas” (2001) fazendo palestras e lançamentos de livros por sete cidades mineiras. Ainda em 2001, foi a Moscou e fez uma palestra “Uma visão feminina da vida e da literatura”, dentro do Simpósio “Brasil, Portugal e África: Novos Desafios da Literatura e da Cultura”, no X Congresso de la Federación Internacional de Estúdios sobre América Latina y el Caribe (FIEALC).
Além de lançamentos de livro, Malluh vem participando de debates, palestras e mesas redondas em fóruns de arte e literatura e bienais do livro em diversas cidades brasileiras.
Em 2005, iniciou uma parceria com Renato Motha, que passou a musicar seus poemas. Do resultado dessa parceria nasceu “Planos”, CD produzido para o mercado japonês, com sete letras de músicas assinadas por Malluh, interpretadas por Renato Motha e Patrícia Lobato.
Foi agraciada com a Medalha JK 2008, como escritora e pelos 20 anos dedicados ao BDMG-Cultural, por indicação do Governador Aécio Neves.
Em 2009, participou do “Terças Poéticas” no Palácio das Artes prestando homenagem à poeta argentina Alfonsina Storni. Seus convidados foram as escritoras Cristina Agostinho e Tita de Lima e Silva, os músicos, compositores e cantores Sérgio Moreira e Fernando Muzzi.
Também em 2009, participou do I Congresso de Escritoras Brasileiras em Nova York, organizado pela Rebra – Rede de Escritoras Brasileiras. Escritora homenageada: Clarice Lispector.


LIVROS DA AUTORA


NASCÊNCIA, 1980, poemas
NUA MANHÃ DE UMA MULHER, 1983, poemas
NO VERÃO DESTA PRIMAVERA, 1985, poemas
SETILHA, 1988, contos
A MENSTRUAÇÃO DA ASCENSORISTA, 1993, contos
CHICO MINEIRO – 10 ANOS DE CASOS & COMIDAS, 1994, jornalístico
VIU, QUERIDA?, 1995, contos
POSSO INTERROMPER O BEIJO?, 1998, contos
MULHERES NA LINA/WOMEN ON LINE, 2000, contos em edição bilíngüe
SE ASSIM SOU/ SÍ ASÍ SOY, 2000, poemas em edição bilíngue
SUSPIRAÇÃO, 2003, poemas
BEIJOS DE ACENDER O DIA, 2005, contos
QUALQUER MULHER TEM UM DIÁRIO QUALQUER, 2008, um quase romance
AQUELE OLHAR FORA DO CORPO, 2010, crônicas


Fonte: BDMG Cultural - www. bdmgcultural.mg.gov.br

Nenhum comentário: