terça-feira, 3 de março de 2009

Viola caipira


Exposição itinerante "Violas de Minas"


Cláudio Alexandrino é mineiro, compositor e o "maior" colecionador de violas caipiras antigas e artesanais de que se têm notícias e é conhecido como "Caçador de Violas".
No momento sua coleção conta com 110 preciosidades, algumas da época do império e feitas na antiga cidade "Queluz de Minas", hoje conhecida como Conselheiro Lafaiete/MG, conhecidas então por "Violas de Queluz". Este modelo seguia a antiga viola que era confeccionada desde o século XV em Portugal, com cravelhas de madeira (cavalete trabalhado), e a trasteira, ou escala (madeira onde se fixam os trastos) e toda marchetada com flores, pássaros e arabescos, a técnica de incrustação dominava a criação dos artistas em um estilo decorativo com muita beleza, seguindo as regras do estilo rococó, por isso pode ser considerada uma obra de arte, sendo que esse modelo de viola ganhou prêmios nacionais e também internacionais. A coleção conta com violas com mais de cem anos.
Cláudio Alexandrino começou sua coleção em 2001 e desde então trouxe para a mídia a história destas lindas violas que até Dom Pedro II descreveu com detalhes em seu diário quando de sua passagem por Queluz de Minas em direção a Ouro Preto em 1881, pois ficou extasiado com a beleza e o som que elas emitiam. A finalidade da coleção é levar ao conhecimento a todos aqueles que apreciam este rico instrumento, o som, a história e a cultura que ele nos traz.
A exposição está na Galeria de Arte da Assembléia Legislativa até a 13 de março – Rua Rodrigues Caldas-, 30 – Santo Agostinho – BH – Fone: (31) 2108-7715.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá! Meu nome é Elisana de Assis e este texto acima foi eu que escrevi, não sei quem postou ou mandou pro blog, mas gostaria que colocasse meu nome.

Obrigada!