quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Culinária Criativa


Dia da Alimentação


Hoje, 16 de outubro´é o Dia Mundial da Alimentação. A banana é o alimento precioso para combater a fome no mundo. Por isso ela é nossa homenageada.


Banana
A banana é o fruto, ou melhor, uma pseudobaga da bananeira, uma planta herbácea vivaz acaule e não uma "árvore", apesar do seu porte, da família Musaceae (género Musa - além do género Ensete, que produz as chamadas "falsas bananas").
As bananas constituem o quarto produto alimentar mais produzido no mundo, antecedida pelo arroz, trigo e milho. São cultivadas em 130 países. São originárias do sudeste da Ásia, sendo atualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta. Vulgarmente, inclusive para efeitos comerciais, o termo "banana" refere-se às frutas de polpa macia e doce que podem ser consumidas cruas. Contudo, existem variedades cultivares, de polpa mais rija e de casca mais firme e verde, geralmente designadas por plátanos, banana-pão ou plantains, que são consumidas fritas, cozidas ou assadas, constituindo o alimento base de muitas populações de regiões tropicais.
A maioria das bananas para exportação são do primeiro tipo, ainda que apenas 10 a 15% da produção mundial seja para exportação, sendo os Estados Unidos da América e a União Europeia as principais potências importadoras.
Fonte: Enciclopédia Livre Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Banana



Casca de banana à napolitana

Lave 6 bananas e separe as cascas. Reserve.
Bata 1 ovo e acrescente, depois, 1 colher (sopa) de farinha de trigo, formando uma massinha. Passe as cascas nessa mistura e em seguida em 6 colheres (sopa) de farinha de rosca. Frite-as.
Àparte, refogue meia xícara (chá) de cebola e 1 dente de alho picado em 3 colheres (sopa) de óleo.
Acrescente 2 xícaras (chá) de tomate sem sementes, batido no liquidificador e peneirado. Deixe ferver. Salgue a gosto.
Por último, acrescente 1 colher de sopa de salsa picada.
Montando o prato
Em um refratário, coloque as cascas das bananas fritas, cubra com o molho e polvilhe com o queijo ralado. Coloque no forno para aquecer e sirva
.

Fonte: Alimente-se Bem – 300 receitas Econômicas e Nutritivas – Editora Sesi-SP

Nenhum comentário: