quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Ferida aberta!


Sagrado Coração ou Tráfico de Órgãos


O tráfico de orgãos humanos é o terma principal da exposição do artista visual Hogenério Pereira da Silva (Photo). Pinturas, bordados, esculturas, instalações e obras tridimensionais compõem a exposição, que sugere reflexões sobre o problema do tráfico de órgãos, considerado o terceiro crime organizado mais lucrativo no mundo, perdendo apenas para drogas e armas.
A mostra reúne cerca de 20 obras em dimensões variáveis de 25 cm x 30 cm a 80 cm x 80 cm, em produção desde 1998. Segundo o artista, no princípio a idéia era fazer uma coletânea de obras de arte referentes ao sagrado coração, exaltando a importância física e poética do órgão. Após conversa com uma amiga, novas perspectivas surgiram, e Hogenério confrontou então a importância física e espiritual do coração com a lógica do mercado negro.

Hogenério
Nascido em Felisburgo, Minas Gerais, Hogenério é artista plástico, cenógrafo. Participou de diversas exposições coletivas e cinco individuais. Entre estas, destaque para "O Beijo", na Galeria de Arte Sesiminas (2002), “Wearable Art By Hogenério", na Galeria do Mercado da Lagoinha (1998), e "Personalidades com uma Visão Pop", no Espaço Cultural Ágora (1994).
Em mostras coletivas, integrou, em 2003, a exposição permanente do Museu do Presépio em Salvador (BA). Em 2004, participou da mostra comemorativa aos 450 anos da cidade de São Paulo. A partir desses trabalhos, surgiu a exposição "Uma viagem de 450 anos" no SESC Pompéia, São Paulo, em 2005. No mesmo ano, participou do Terceiro Salão Nacional de Arte Plásticas de Curvelo (MG) e da Sétima Mostra João Turim de Arte Tridimensional, em Curitiba. Durante sua carreira Hogenério também produziu cenários e figurinos para espetáculos de teatro.
Serviço:
“Sagrado Coração ou Tráfico de Órgão”
Período e horário para visitação: de 09 de outubro a 09 de novembro, das 8h às 18h – inclusive aos sábados e domingos.
Local: Galeria de Arte Copasa – Rua Mar de Espanha, 525, Bairro Santo Antônio, Belo Horizonte. Informações: (31) 3250.1506

Nenhum comentário: