segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Literatura para encatar a todas as idades


Encontro de Literatura em novembro em BHZ

De 10 a 16 de novembro, Belo Horizonte recebe a 9ª edição do Encontro das Literaturas, que este ano tem como tema “A leitura te leva muito além das palavras”, abordando literatura popular, lendas e literatura de cordel e contando com importantes convidados nacionais. São sete dias de intensa programação que inclui feira de livros, palestras, bate-papos, exposições, oficinas e apresentações artísticas no Chevrolet Hall (avenida Nossa Senhora do Carmo, 230, São Pedro). Todas as atividades são gratuitas e promovem reflexões sobre as obras de vários autores, desde clássicos até expoentes da literatura contemporânea.
Realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e pelo Clube de Editoras Mineiras (CEM), esta edição conta com a parceria do Marista Dom Silvério, Usiminas, Sesc/MG e da Secretaria de Estado da Cultura e apoio promocional da Rede Globo. O Encontro traz ainda em sua programação o 4º Seminário Beagalê, o 5° Encontro da Arte de Ler e Contar Histórias, além de homenagear a educadora Magdalena Gastelois e o escritor Manuel Bandeira (19/abril/1886 - 13/outubro/1968 - Photo).
A literatura infanto-juvenil é destaque no Encontro das Literaturas. No Encontro Marcadinho, crianças e jovens têm a oportunidade de bater um papo com diversos escritores, além de participar de apresentações de teatro e música e oficinas diversas.
Já o Proseado consiste em encontros descontraídos com escritores no formato de bate-papo. Professores e intelectuais também debaterão o tema “De Brasil e de África” dentro do Seminário Beagalê.
O 9º Encontro das Literaturas oferece Histórias na Praça, em sessões diárias, e Oficinas Master, Oficinas Diárias, Mostra de Vídeo Marista Dom Silvério, os espetáculos “Mania de Explicação”, “Arande Gróvore”, “Cordel, cantoria e imaginário popular brasileiro” e “Dimim...Minas”, além de apresentações da Banda Marcial Marista Dom Silvério, do Bloco Repercussão, da Orquestra Jovem de Viola Caipira do Projeto Luthier e do Grupo de Côco Ouricuri.

A exposição “Imagens e Fábulas do Sol Nascente”, que também faz parte da programação, traz um recorte sobre a tradição de fábulas do Extremo Oriente com obras de ilustradores japoneses, italianos e brasileiros. “A Princesa Rubi”, “O rapaz que não quer trabalhar” e “A confiança nos sonhos” são alguns dos títulos das fábulas japonesas que acompanham as ilustrações na mostra.
A mostra “Lendas Brasileiras” tem como foco os principais personagens do folclore brasileiro representados com trabalhos do escritor e ilustrador Mário Bag, retirados do livro “Papa-figo e outras histórias”, e do quadrinista Antônio Cedraz, criador da “Turma do Xaxado”.
Estão previstas também a realização da última etapa do concurso 11° A Arte de Ler e Contar Histórias e a entrega dos prêmios dos concursos Ilustração de Poemas de Manuel Bandeira, Ensaios Universitários de “Machado de Assis” e Literários Cidade de Belo Horizonte e João-de-Barro.
O público poderá conhecer, no evento, os 30 desenhos classificados no concurso de Ilustração de Poemas, realizado de 15 de abril a 30 de agosto com alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas de Belo Horizonte. E quem passar pelas Estações BHBus Barreiro e Venda Nova, entre os dias 4 e 16 de novembro, vai encontrar a exposição “Cartuns na estante” com desenhos de cartunistas mineiros.

Nenhum comentário: