quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Festa boa!

Festa no Espaço Barro Preto comemora
10 anos do butiquim Desde 1999 neste sábad
o

Comemorar o aniversário com os amigos conquistados ao longo da última década. Esse é o propósito da festa “Butiquim Desde 1999 faz dez anos”, que vai reunir, neste sábado (28 de novembro), um público eclético e versátil para celebrar a história do bar que há uma década faz sucesso no bairro Santa Tereza. Entre as atrações do evento —programado para as 22 horas, no Espaço Barro Preto (rua Goitacazes, 1361)— está a apresentação de “Senhor Clôde e Dom Esteves”, dupla que gravou o primeiro álbum, Butiquim #1, em homenagem ao bar; e de Lady J, a primeira mulher DJ de BH. O ingresso custa R$ 10 e está à venda no bar (rua Mármore, 758) e no local da festa.
Segundo Clôde, também proprietário do Desde 1999, o evento irá unir o som que é “a cara do bar” ao despojamento de seus frequentadores (pessoas ligadas a música, teatro, artes plásticas, universitários, skatistas e profissionais liberais). “Será o mesmo clima do boteco, mas em um espaço maior. Nessa data especial, a ideia é reproduzir o que faz do ‘desde’ um ambiente agradável: o espírito jovem e a música contemporânea”, afirma. A programação também inclui sorteio de tatuagens e piercings e projeção de fotos do bar.
Conhecido como um butiquim alternativo, cujo objetivo é fugir do lugar-comum, o Desde 1999 já promoveu diversos eventos culturais em Belo Horizonte. Alguns deles foram o Festival de Guitarra Imaginária (primeiro do gênero na cidade); mostra de curtas e filmes (incluindo raros trabalhos de Glauber Rocha); carnaval à moda antiga, com marchinhas e sambas de raiz; exposição de fotos e festival de DJs de verão (amadores).
Butiquim #1: eletrorockpsicodélico

Na festa “Butiquim Desde 1999 faz dez anos”, no entanto, o som será especial, dedicado integralmente ao ar boêmio e alternativo do boteco. “Senhor Clôde e Dom Esteves”, recente dupla formada por Clôde Franco e Délio Esteves, irão apresentar algumas músicas do disco “Butiquim #1”, além de algumas preparadas especialmente para a festa.
O álbum, composto por 15 faixas, segue a linha do “eletrorockpsicodélico”, como definem os próprios músicos, utilizando guitarra, baixo, violão e sintetizadores sobre base sampleadas. Além da influência de bandas como Death in Vegas e Primal Scream, o disco apresenta alguns samplers de Tangerine Dream (banda alemã que fazia ambient music nos anos 70), Can (grupo, também alemão, precursor da eletrônica no fim na década de 60), Brian Eno, Iron Butterfly (psicodélico dos anos 60) e Benny Carter (compositor que fez a trilha do filme Buck and the Preacher).
De acordo com Délio Esteves, a ideia de produzir o CD surgiu durante os encontros de Los Borrachos, grupo de bricolagem poético-musical do qual ele e Clôde fazem parte. “Ao fazermos as bases, em geral minimalistas, percebemos que havia ali um potencial a ser explorado.”
Para projetos futuros, a dupla pensa em produzir um disco com convidados. “Mas a ideia é permanecer sem um vocalista específico, com o objetivo de ter liberdade para compor”, diz Clôde. O Butiquim #1 será vendido na festa por R$ 10.
Fonte: Nayara Fraga – (31) 9733-0662

Nenhum comentário: