segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Turismo!!!

Carnaval animado de Sabará

Minas Turismo Gerais
Sérgio Moreira - sergmoreira@ig.com.br
Carnaval em Minas- Dia 4 de março começa a fesa momesca, em Minas Gerais a intenção é que o Carnaval das Cidades Históricas seja uma fonte de receita para os municípios e, principalmente, fonte de renda para os trabalhadores de cada uma das cidades. Grandes eventos como este, fomentam o comércio, movimentam a rede hoteleira, os restaurantes, os bares e estimula o setor de prestação de serviços.
As perspectivas são otimistas para o Carnaval das Cidades Históricas em 2011. Os municípios esperam reunir mais de 400 mil foliões e aumentar a taxa de ocupação hoteleira, que registrou taxas de 90% nos anos anteriores.

Diamantina dia e noite- O Carnaval de Diamantina, tradicionalmente realizado nas ruas e becos do Centro Histórico oferece aos foliões atrações durante todo o dia e noite. A animação começa já pela manhã com os desfiles dos blocos caricatos. Destaque para os blocos Sapo Seco, Rato Seco e As Domésticas Aposentadas. A grande concentração de foliões ocorre a partir do final da tarde e vai até o dia clarear na Praça do Mercado Velho e becos do Centro Histórico, ao comando da percussão das bandas Bat-Caverna e Bartucada que se apresentam no palco principal. É este ritmo acelerado que os visitantes encontram em Diamantina para comemorar a Festa do Momo.

Marchinhas em Mariana - O município entra no clima da folia no ano de comemoração dos 300 anos de da Vila de Nossa Senhora do Carmo. De acordo com a prefeitura municipal, a cidade se enfeita e prepara um dos maiores carnavais do interior de Minas, com segurança, alegria e diversão para todas as idades. A aposta é nas marchinhas de Carnaval. Os blocos caricatos, alguns com mais de 150 anos, como O Zé Pereira da Chácara terá destaque na festa de Momo.

Ouro Preto em Circuitos - A abertura oficial do Carnaval de Ouro Perto acontece na quinta-feira, véspera de Carnaval, com a entrega das chaves da cidade para o Rei e a Rainha do Carnaval e desfile dos blocos do Zé Pereira dos Lacaios, Gatas e Gatões, Bandalheira Folclórica Ouropretana e Bloco Vermelho i Branco, acompanhados da Banda do Bororó. No decorrer do feriadão, haverá desfile de escolas de samba, shows com bandas locais, baile carnavalesco, apresentação de DJ’s e VJ’s.

Sabará com segurança - Os preparativos para a folia de 2011 já começaram com o pré-carnaval promovido pela Prefeitura Municipal nas tardes de domingo. Um dos destaques da folia durante o feriadão é o Bloco Paraíso dos Moralistas, fundado há mais de 60 anos, que particip do desfile dos blocos nas tardes de domingo e terça-feira de Carnaval. O município preparou as festividades de modo que o visitante proteja seu centro histórico, seu patrimônio cultural e humano, priorizando a segurança para a população e para os turistas.

São João del Rei- A cidade aproveita a oportunidade para se promover como destino turístico. Até a terça-feira de Carnaval, serão aproximadamente 40 desfiles de blocos caricatos. Também haverá desfiles das escolas de samba no sábado, domingo e segunda-feira de Carnaval.

Tiradentes da família - A prefeitura municipal preparou um carnaval animado, porém, tranquilo. A folia é acompanhada por tradicionais marchinhas e blocos de rua que desfilam durante os quatro dias da folia de Momo. A festa começa na quinta-feira, véspera de Carnaval, com o desfile do bloco Entre & Vista, com destino ao Lago das Forras. Outros destaques são os blocos caricatos como o das Domésticas, Ver-te-Cana e Ora-pro-nobis. Ao todo, desfilam 15 blocos. Entre um desfile e outro, o turista também poderá contemplar a riqueza histórica do município e os atrativos turísticos de toda a região.

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO BRIGADEIRO- O numero de visitantes no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro em janeiro de 2011 foi de 1.692, o dobro em relação ao mesmo período do ano passado, quando 880 turistas puderam conhecer os diversos atrativos naturais da área preservada. Em setembro de 2010, a Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) concluiu a pavimentação com bloquetes, em trechos mais íngremes, em 21,7 quilômetros dos 42 quilômetros da estrada que corta o parque no sentido leste-oeste e liga os municípios de Araponga e Fervedouro, na Zona da Mata mineira. O investimento foi de cerca de R$ 5 milhões. Aberto ao público desde 2005, o parque trabalha prioritariamente com visitas agendadas e guiadas, com um publico estudantil e acadêmico , educadores que buscam ampliar os conhecimentos dos alunos com aulas de campo, palestras e seminários no parque.

Mata Atlântica - Inserido em dois Circuitos Turísticos, o Serras de Minas e Serra do Brigadeiro, o parque é um atrativo turístico valioso, com seus picos, trilhas e cachoeiras. A Serra possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação das bacias hidrográficas dos rios Doce e Paraíba do Sul. Com área de 14.984 hectares onde predominam a Mata Atlântica, o parque se estende por montanhas, vales, chapadas e encostas da porção Norte da Serra da Mantiqueira.


Minas nos Estados Unidos - Até o ano passado, as ações da Setur em solo norte-americano estavam centralizadas em Miami, Nova Iorque, Boston e Washington, na costa Leste dos Estados Unidos. A partir deste ano, também serão trabalhadas as cidades de Atlanta, Los Angeles, Detroit, Filadélfia, Chicago, Dallas, São Francisco, Nova Jersey, e Vancouver, no Canadá. Para aumentar o fluxo de turistas norte-americanos que visitam Minas Gerais e que o investimento para este mercado, em 2011, é de R$ 500 mil. Desde o lançamento do voo direto que liga Minas Gerais a Miami – em 2008, pela American Airlines –, a presença mineira no cenário turístico dos Estados Unidos tem sido constante. Durante todo o ano de 2010 o Estado foi o “Destino do Ano” da Brazil Tour Operators Association (BTOA), sendo prioritário na comercialização da Associação de Operadores Norte-Americanos especializados em comercializar o destino Brasil.

Voos diretos BH / Miami - Além da American Airlines, que opera o voo direto BH / Miami quatro vezes na semana, a TAM Linhas Aéreas também opera a rota, que teve início em dezembro passado, com três voos semanais.

Nenhum comentário: